Simulador de 2-PSK

Sinal modulante

Amplitude

Frequencia

Fase

Sinal da portadora

Amplitude

Frequencia

Fase

Sinal Modulante

   Este sinal é a representação elétrica da informação que está sendo transmitida pelo sistema. A informação pode ser a voz de uma pessoa que fala ao telefone, uma imagem transmitida por um aplicativo, um vídeo na internet ou texto em um e-mail. Sua representação em sinal modulante carrega as informações da mensagem impressas em sua amplitude, freqüência e fase.

Sinal da Portadora

   É um sinal elétrico criado pelo sistema de telecomunicações para viabilizar a transmissão do sinal modulante através do sistema. O sinal de portadora é necessário devido ao fato de que o sinal modulante possui uma freqüência relativamente baixa para transmissão, o que acarretaria em perdas muito altas. Com o uso de uma portadora de freqüência adequada é possível minimizar as perdas e otimizar o uso do espectro.

Sinal Modulado

   É o sinal resultante do processo de modulação, onde a portadora sofre alterações de um ou mais parâmetros (amplitude, freqüência ou fase) permitindo transportar as características do sinal modulante. Neste trabalho o sinal modulado é gerado pelo processo de modulação em fase (PSK).

Experiência 2-PSK